O MAXXI Museum está celebrando a presença das mulheres na arquitetura em uma nova exposição que mostra o papel transformador das arquitetas na evolução da profissão ao longo do último século. Com curadoria de Pippo Ciorra, Elena Motisi, Elena Tinacci, e com exposição desenhada por Matilde Cassani, "Good News. Women in Architecture" une em quatro seções temáticas a história das mulheres na arquitetura através do trabalho de profissionais contemporâneas e as vozes de jovens coletivos, contando as histórias de mais de oitenta arquitetas.
A exposição documenta “a mudança antropológica da profissão de arquiteto do estereótipo do século XX do grande mestre carismático para a crescente presença de mulheres, coletivos e escritórios formados por casais”. De Signe Hornborg, a primeira mulher que se formou em arquitetura em 1890, a Norma Merrick Sklarek, a primeira arquiteta afro-americana, a Zaha Hadid, a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker em 2004, a seção Stories da exposição reconhece as personagens centrais na história das mulheres na arquitetura.
Através de desenhos, maquetes e instalações, a seção Practice apresenta o trabalho de 11 ilustres arquitetas contemporâneas: Elizabeth Diller, Dorte Mandrup, Mariam Kamara, Anupama Kundoo, Yvonne Farrel e Shelley McNamara, Lina Ghotmeh, Jeanne Gang, Kazuyo Sejima, Benedetta Tagliabue, Lu Wenyu e o coletivo multidisciplinar Assemble. A reunião desses trabalhos mostra a crescente presença das mulheres na arquitetura e suas marcas.
Uma série de entrevistas com acadêmicas, curadores e jovens designers compõem a seção Narrations, enquanto a Visions exibe cinco vídeos feitos por jovens autoras dentro da Future Architecture Platform, explorando identidade de gênero e o espaço. Good News: Women in Architecture está em exibição no Museu MAXXI até 16 de setembro de 2022.